sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Estocolmo (Parte II)

Após minha viagem a Helsinki (descrita em outro post) e de volta a Estocolmo, fui conhecer a 'Summer House'. Esta é a casa de verão da família Lundberg.

A 'Summer House' fica localizada em Tyresö Brevik, cerca de 30 minutos de carro de Estocolmo.



Uma linda região com vastas florestas e banhada pelo Mar Báltico. Excelente para relaxar! Lugar ideal  para relaxar e descansar! Além de ser um local muito romântico. Ótimo para namorar...

Jonas e Flavia possuem esta casa para passar final de semana e férias. Eles também alugam a casa por temporada. A propriedade possui 2 casas, a pequena casa que fica na parte de baixo e a casa principal que fica no alto. Da casa principal conseguimos ver o mar Báltico.

Vista da casa - ao fundo o Mar Báltico

Nosso objetivo, neste domingo, era andarmos na floresta para colhermos cogumelos e blueberries!

Cogumelo
 *Na floresta existem vários tipos de cogumelos e nem todos são comestíveis. É necessário conhecer os tipos de cogumelos e, caso não saiba, perguntar a alguém que conheça, pois alguns tipos são venenosos.
O Jonas estava procurando por cogumelos Cantareli. Este tipo de cogumelo é muito comum nesta região.

Arbusto com Blueberries
Primeiro passamos pela pequena casa para pegar os utensílios necessários ao nosso passeio como botas, colhedores e peneira para blueberries, facas para pegar os cogumelos e sacolas plásticas para transportarmos a colheita.

Subimos para a casa principal....que visual!!! A casa é linda e acolhedora!



Tirei várias fotos e seguimos para a floresta com nosso guia expert Jonas! Ao longo do caminho fomos colhendo muitos blueberries.

*Tive que estar bem protegida para entrar na floresta, pois nesta região existe o risco de pegar um carrapato bem pequeno, chamado Festin, e que é bastante perigoso. Fui informada que caso pegasse algum carrapato, eu teria que tomar uma vacina. Ou seja, fiquei receosa, mas no final não peguei nada! :)

Dentro da floresta, fomos subindo, subindo até chegarmos em lugar bem alto. Parecia um precipício de onde víamos a imensidão da floresta na beira de uma pedra. Que lindo!! Deitei na beira da rocha e tirei várias fotos...



Quando terminei, nosso guia avisa que iriamos descer. Caramba! Pensei no desafio que seria descer aquilo, sem cair....mas consegui! O tempo todo tínhamos que tomar cuidado para não pisarmos em galhos podres ou buracos que, provavelmente, eram moradias de bichos noturnos.

Moradia de algum bicho

Em uma determinada área tinham 5 gigantescas raízes de arvores caídas...fiquei impressionada! Uma obra da natureza!

Seguindo, depois de caminharmos por 1hora, chegamos a um lugar que, para mim, foi mais que especial! Era uma área de pedras a beira de um lago. Constatei que era um lago, pois a água era doce e, por incrível que pudesse parecer, não estava tão gelada. Estava fria normal! Tirei minha bota e as meias e molhei meu pé naquela deliciosa água...



O sol estava lindo e quente! Deitei na pedra e fiquei admirando aquela paisagem incrível!!!




*Apesar do frio, se estivesse de biquíni, eu entraria na água. Jonas me disse que naquele lago deve-se entrar nu...(risos)

Bem, após toda aquela maravilhosa sensação, sensação de estar ligada diretamente a Deus, seguimos nossa caminhada de volta para casa colhendo mais blueberries...
*Logo que saímos do lago, vimos um grupo de pessoas com cachorros e Flavia me contou que as pessoas adestram seus animais na floresta e, naquele momento, nós estávamos atrapalhando....saímos de mansinho!

Colheita do dia

No final, caminhamos por umas 2 horas e chegamos bem cansados e felizes por aquele passeio.

Preparamos um lanche na casa pequena e comemos ao lado de fora da casa, no cair da tarde.

Arrumamos tudo para voltarmos ao apartamento em Estocolmo.
No caminho para Estocolmo, para nossa surpresa, fomos agraciados com a passagem de um casal de veados atravessando a estrada. Eles correram para dentro da floresta, mas consegui tirar algumas fotos! Que lindo!!

Bambi
Desejo que Deus possibilite que eu possa viver mais momentos tão maravilhosos como aquele e que o homem continue preservando as riquezas naturais deste mundo!
Thanks God! :)

Na manhã seguinte, em Estocolmo, saí para uma caminhada até o Hagaparken. Este é o parque onde a princesa Victoria corre acompanhada de seu segurança.  Quanta coincidência!! (risos) A avó dela era brasileira e ela fala português.
Andei um pouco até encontrar um banco próximo ao lago. Sentei e fiquei pegando aquele solzinho delicioso...li um pouco e tirei muitas fotos! Nada mal para uma segunda-feira!! :)





Voltei para almoçar com a Flavinha e o menu do dia foi legumes e banana assados no forno! Muito bom! Aproveitamos o solzinho para almoçar na varanda.



A tarde fomos andar de bicicleta!!! Que delícia! Existem ciclovias por todos os lados, as pessoas, carros e ônibus respeitam e tudo funciona bem!



Nossa primeira parada foi no parque, chamado Vasaparken, em St. Eriksplan (o mesmo local onde desci em minha chegada na cidade). O parque que mais parece uma grande praça, é lindo demais!!! Tinham muitos pais com crianças se divertindo. Tirei algumas fotos e seguimos nossa pedalada...

Estacionamos nossa bicicleta no centro e caminhamos um pouco por algumas pontes, próximo ao Palácio Real, Parlamento e Gamla Stan.


Visitei a Catedral de São Nicolau de Estocolmo, conhecida como Storkyrkan (grande Igreja), que possui uma grande imagem de São Jorge. O interior dela é todo em estilo barroco. Muito linda!

"A Catedral de Estocolmo é a primeira igreja da qual se tem notícia na cidade, tendo sido mencionada pela primeira vez em um texto datado de 1279. Dentro da catedral, merecem destaque seus elementos decorativos, como a estátua em madeira de São Jorge e o Dragão, talhada em 1489.
Situada no núcleo histórico de Estocolmo, essa igreja de mais de 700 anos de antigüidade foi amplamente remodelada durante o séc. XVIII. Atualmente, a única parte que pertence à estrutura original são as pedras do muro antigo."



Altar

Órgão ao fundo da Igreja

Estátua de São Jorge
*A única coisa que não gostei foi ter que pagar para entrar na igreja (40Kr). Mas não queria deixar de conhecer...valeu a pena! 
Aproveitei para acender velas em agradecimento a todas as graças que tenho recebido e pedir mais bençãos para a minha família!

Depois fizemos um Fika - nome que os suecos dão para um lanchinho da tarde - em uma cafeteria na praça onde fica o Nobel Museum. Tomei um chocolate quente com uma fatia de torta de chocolate, conversamos bastante e depois voltamos para casa. Tirei muitas e muitas fotos!! Fez um dia lindo de sol!!



Flavinha fez para o jantar um delicioso strogonoff de frango acompanhado de um ótimo vinho português!

Em meu 10º dia, acordo com um tempo bem feio, chuvoso e frio!! Aproveitei para escrever um pouco de minhas experiências no blog.
Fui apenas a uma loja e acabei constatando que o suecos saem de bicicleta mesmo em dia de chuva... Os estacionamentos em frente aos prédios continuavam cheios! E eles não se preocupam com capas de chuva...
*O único item essencial para andar de bicicleta é o uso de capacete. Se você não usar, eles irão te olhar de cara feia.

Ao voltar para casa, ajudei a Flavinha a fazer uma sopa de abobrinha com cenoura e batata - que ficou deliciosa - e li um pouco. Hoje foi o dia mais frio que peguei por aqui: 10°C.

No dia seguinte, dia de compras na IKEA. Esta loja sueca é similar a loja Tok Stok que temos no Brasil. Mas ainda acho muito melhor. O designer dos itens são bem legais! Aproveitei para comprar coisas para o meu novo apartamento. :) Como a lista já estava pronta, foi bem rápido!! Comprei muita coisa e gastei menos do que previa!!! Excelente!!
A loja oferece um transporte gratuito e acabamos almoçando por lá. Foi bem tranquilo!



A noite, o chef Jonas, fez um WOK (prato tipico tailandês) maravilhoso!! 
Conversamos, anotei algumas receitas e fizemos planos para o final de semana. 
**Os jantares são sempre muito agradáveis ao lado deles.

No 12º dia, amanheci um pouco pensativa sobre a vida, a mudança para o novo apartamento e os novos planos para o futuro.... Almocei e, como hoje o dia estava mais quentinho com menos vento - em torno de 18°C, consegui colocar o biquíni e pegar um solzinho na varanda! Que máximo!

Após o almoço, fomos caminhar e conheci um novo parque que fica perto da casa da Flavinha, chamado Humle Park (Humlegarden). Muito bonito!!
Dentro do parque tinha área reservada, com vários tipos de plantas, em homenagem ao botânico Carl von Linné.

Humle Park


Jardim do Botânico Carl von Linné
"Carl von Linné foi um botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binomial e da classificação científica, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna." O monumento a Linneo foi criado em 2007 no Humle Park.

Como podem existir tantos parques, em uma mesma cidade, tão lindos e charmosos?! Claro que adorei o visual, o calor que fazia naquele momento, em torno de 19°C. Delícia!

Fomos caminhando, tirando fotos e no final encontramos dois lugares muito legais.
Recomendo muito uma visita ao SaluHall. Lembrou-me o mercado San Miguel, de Madri, charmoso com suas lojinhas onde pode-se comprar de tudo um pouco: carnes frescas, doces, queijos e, ainda, almoçar, tomar um simples café, e o mais importante: RELAXAR!

Entrada do SaluHall

Interior do SaluHall

Voltamos para casa encantadas com aquele local e com vontade de comprar um pouco de cada coisa, pois tudo parecia delicioso...risos

Flavinha tinha agendado um chá da tarde com as amigas e foi ótimo!

Guloseimas do chá da tarde

Do chá da tarde, ali mesmo na mesa de jantar, ficamos conversando e vendo o chef Jonas cozinhar....sempre muito divertido!!
O menu de hoje foi, novamente, o delicioso risoto de camarão com cogumelos e vinho tinto!!
*Terei que aprimorar o meu risoto para o próximo ano, quando eles deverão me visitar!



Após o jantar, nós fomos dar uma volta até Sture Gallery para ver um evento Fashion que estava acontecendo.
*Este local também é interessante! É um pequeno shopping com um enorme bar no meio. Ótimo para um happy hour...muito bonito! Aliás, lá eles chamam de 'After work'...

O evento já estava no final, mas conseguimos aproveitar para saborear alguns marshmallows banhados em uma deliciosa cascata de chocolate. Totalmente engordativo, mas o chocolate valia a pena!!! :)
Olhamos algumas lojas e voltamos para casa caminhando no friozinho de 14°C!!

Noite gostosa de total relax e boas gargalhadas! Momentos como esses não tem preço! ;)

No dia seguinte, amanheci com certa preguiça e, ao mesmo tempo, com disposição para curtir o último dia na capital...isso porque iríamos passar o dia na 'Summer House', no sábado, antes de retornar ao Brasil.

Na parte da manhã arrumei algumas coisas e almocei em casa.
A tarde, eu e Flavinha, fomos dar uma volta em Gamla Stan para me despedir. Caiu uma chuva 'torrencial' e tivemos que entrar em um café para esperar que o tempo melhorasse. Deu tempo suficiente para tomarmos um chá bem quentinho...



Depois seguimos em busca de um café tradicional e antigo criado em um local que foi uma masmorra de presos, chamado Cafe Sture Stan.





O lugar é bem diferente! O desagradável foi o atendimento, pois praticamente nos obrigaram a consumir algo para estarmos lá. Tomamos um café e tirei algumas fotos.

A noite, jantar de despedida de Estocolmo em um tailandês bem gostoso, chamado Koh Phangan. A entrada foi uma salada picante. O prato típico levava camarão e legumes...muito bom! Ainda provei uma cerveja tailandesa. ;)

Cerveja Thai

WOK de camarão
Para encerrar a noite, eu e Flavinha fomos conhecer o Ice Bar. Nos divertimos 'horrores'!!!



Para começar, me senti um esquimó no Iglu com aquela roupa azul com capuz e luvas...risos
O bar tem temperatura de -7°C e conseguimos ficar 30 minutos. Claro que quase congelamos...risos
O ingresso custa 195Kr/pessoa e tem direito a uma bebida. A bebida tem vodka, mas é fraquinha!! Adorei nosso final de noite!!! Tiramos muitas fotos legais e demos muitas gargalhadas! :)

Antes de dormir, tomamos um chá bem quente para esquentar!!

Em meu penúltimo dia de viagem, fomos para 'Summer House' e iríamos apenas passar o dia, pois a casa principal estava alugada por 1 semana.
Quando chegamos lá, tivemos a grata surpresa que a família tinha saído antes do previsto e a casa estava inteirinha a nossa disposição! Mudamos os planos e resolvemos dormir por lá.

Caminhamos na floresta, claro, para colhermos blueberries!! Antes de voltarmos a casa, passamos no lago e, como já estava de biquíni, pude entrar... Estava fazendo 16ºC e a água bem gelada!




Foi uma sensação excelente e o lugar simplesmente mágico! O corpo ficou um pouco dormente, mas não senti frio! Alma renovada tamanho contato com a natureza e com Deus! :)

Desta vez colhemos 5kg de blueberries e andamos por 3 horas!!!



Nosso almoço foi preparado pelo chef Jonas: comida mexicana com um guacamole preparado por ele: delicioso!!



A tarde, caminhamos até o mar Báltico para conhecer e apreciar o visual.... Lindo demais! Nesta parte, existem vários decks para que as pessoas possam pegar sol e atracar seus barcos.



Final de tarde em Tyresö

No caminho, haviam muitas fruteiras como macieira e ameixeira. Não resisti e provei as ameixas. Deliciosas!

Ameixas

A noite, o Jonas fez 2 tortas de blueberries e uma compota de blueberries para eu levar para o Brasil!!
Incrível como esta torta é maravilhosa! Comemos muito!!!




Com o passar das horas, o silêncio e a escuridão tomam conta de Tyresö e não é possível ver nada ao redor da casa e tampouco ouvir barulho algum.... Pensei que jamais ficaria sozinha em uma casa daquelas...(risos)
*Este tipo de pensamento surge, pois estamos acostumados a ouvir notícias de violência o tempo todo onde vivemos...é muito ruim! Lá, eles nem pensam nisso.

Amanheceu e despertei logo com a claridade...tomamos café e seguimos de transporte público até Estocolmo. O trajeto de transporte público leva 1 hora, pois utilizamos 2 ônibus e metrô.

Em Estocolmo, arrumei as malas, tomei um banho e fomos almoçar no restaurante Prime Burger. É um restaurante estilo 'The Fifties'. Muito gostoso!

Após o almoço, o Jonas me deixou no ponto do ônibus para o aeroporto.

Minha percepção sobre a Suécia é que tudo funciona muito bem por aqui (principalmente os transportes), as pessoas são muito educadas e simpáticas, os suecos são fechados até conhecê-los, é um povo muito correto, busca-se o tempo todo a integração de todos a sociedade (raças e sexos independente da opção sexual) e o idioma é bem complicado!! Prezam a instituição familiar e ninguém tem menos de 2 filhos. Estocolmo é uma cidade tranquila e muito segura.

Gostei bastante de conhecer a cidade e tudo que vivi lá! Recomendo a todos uma viagem pela Escandinávia!

*Não visitei muitos museus, pois não estava com muita disposição...em uma próxima oportunidade poderei explorar mais isso, bem como, outras experiências novas, principalmente se eu voltar no inverno... :)

Volto para casa de alma renovada, agradecida a Deus e aos meus queridos anfitriões Flavia e Jonas pela hospitalidade de sempre!

Meu lema ao final destas férias...



Até breve pessoal!!

Um comentário:

  1. Vivi, maravilhosa a sua experiência de viagem. Adorei tudo, e fiquei com um pouco de inveja (nada negativo tá?). Fiquei animado a conhecer a Escandinávia. Parabéns pela sua descrição, que foge do padrão geral, para mostrar a sua experiência pessoal. É a grande diferença. Beijos do tio do Rodolfo. (Não consegui me identificar)

    ResponderExcluir

Fernando de Noronha - PE

Ai, ai, .... finalmente chegou o dia de conhecer o paraíso!!! Férias, sua linda, seja bem vinda, trazendo no roteiro o grande paraíso...