segunda-feira, 28 de maio de 2012

Madri

Nossa 3a. e última parte da viagem: Madri. Que cidade gostosa!!!
Fiquei bastante surpresa com a cidade e tudo o que ela pode oferecer ao turista.
Bem estruturada e os pontos turísticos são mais próximos, não sendo necessário contratar o city tour.

Como tudo era bem próximo e o metrô ficava perto do nosso hotel, andamos muito....sempre passávamos pela Puerta del Sol....que é uma movimentada praça central de Madri, do séc. XIX e é um point super animado, o coração do centro histórico de Madri. Lá encontramos o símbolo da cidade: a estátua de bronze do Urso tentando alcançar frutos de madroño: "El Oso Madroño".
No meio da praça encontra-se a estátua equestre de D. Carlos III , é o marco zero do centro da rede ferroviária espanhola, ao lado da nova estação de trem, bem moderna. Não importava a hora e nem se o tempo estava ruim: sempre repleta de turistas!!!

Cada dia visitávamos um ponto turístico diferente... Apesar do planejamento inicial, fazíamos os passeios de acordo com nossa disposição....bem a vontade!

Visitamos os lugares a seguir, no qual recomendo:

Museo Nacional Arte Reina Sofia
A coleção permanente do Reina Sofia, é quase exclusivamente centrada na arte espanhola do século XX, lá você poderá apreciar obras super famosas como "Guernica" de Picasso, além de Salvador Dali, Miró, Oteiza, Julio Gonzalez, Tàpies, etc.
Muito legal, bem diferente!!! E ainda tem um jardim no interior do museu...aproveitei para descansar e tirar muitas fotos!

Museo del Prado
Após visitarmos as obras, paramos para comer no café dentro do museu...que delícia!
O museu é lindíssimo!!! Como ele é bem grande, demanda tempo! Vale muito a pena!

Plaza de Espana
A praça está localizada no fim da Gran Via e tem uma grande fonte e famosa estátua em homenagem ao escritor espanhol Cervantes. É um lugar muito relaxante!

Plaza Mayor
Centro da vila durante mais de quatro séculos, a Plaza Mayor, antes denominada Praça do Arrabalde e da Constituição, sobreviveu a três incêndios devastadores que obrigaram realizar sucessivas reconstruções até a deixar completamente fechada. No séc. XVII, depois de diferentes  projetos a praça adquiriu a sua atual estrutura graças a Juan de Villanueva.
Com a estátua equestre de Felipe III, a Plaza Mayor foi no século XVII não apenas o eixo comercial da cidade, como também grande centro de acontecimentos. Centro da vida social, na praça aconteceram celebrações de autos de fé da inquisição, canonizações, execuções públicas, corridas de touros, representações teatrais e coroações reais.
A praça é linda, toda fechada, ponto de encontro, e um lugar gostoso para sentar nas mesinhas e relaxar...
*Nesta praça, fomos a um restaurante para experimentar a famosa paella...infelizmente, não fomos felizes na escolha...o prato não estava tão saboroso! No outro dia, aproveitamos para almoçar em um restaurante muito bom...ótima escolha! Pena que não lembro o nome...

Palácio Real
Maravilhoso!!! Não tenho palavras para descrever...
Falo isso pela visão externa, pois não entrei. Estava muito cheio e a nossa disposição era de relaxar, apenas admirar...Em torno do palácio tem um jardim bem bonito! Vale a pena caminhar e aproveitar...

Mercado San Miguel
O mercado San Miguel é um lugar histórico e monumental. Localizado no coração da parte antiga de Madri, está na área de maior 'personalidade' da cidade.
É uma proposta relacionada com a qualidade, frescura e sazonalidade dos alimentos.
O mercado pretende se tornar um Centro de Cultura Culinária, onde o protagonista é o produto e onde tem presença ativa de todos os grandes eventos e acontecimentos do 'mundo' da comida. Um lugar onde, além de fazer compras todos os dias, você pode participar de atividades, desfrutar o que vai levar para casa ou simplesmente andar ou beber. "Um mercado tradicional com as vantagens dos novos tempos."
*Simplesmente demais!!! No mercado há vários quiosques com petiscos super frescos e também lojas de frutas frescas e doces maravilhosos!!! Almocei lá e aproveitei para admirar o local... 
É um modelo que poderia ser 'copiado' para o nosso Rio de Janeiro, na região do Porto. Seria perfeito ter um mercado como este...#fica a dica!

No domingo, resolvemos visitar o famoso Mercado das Pulgas...é uma feira de antiguidades....aproveitei para comprar alguns leques para dar de presente.... Na verdade, não achei nada demais! Muito cheio!!

A noite, quando não tínhamos nenhuma indicação legal de restaurante, comíamos na nossa rede italiana 'favorita', que nos salvou em Barcelona, o restaurante Gino's. Tinha uma casa bem próxima ao nosso hotel.

Teve um dia que antes de jantarmos, aproveitamos para experimentar tapas em um barzinho que ficava próximo ao hotel. Nada demais e bem caro!

Em nossa última noite na cidade, resolvemos assistir a um show de Flamenco. Na verdade, achei a dança um pouco diferente do que eu pensava...eram 3 moças e 2 rapazes. Um deles era a cara do Antonio Banderas. Nossa!!! (risos) Foi bom ter assistido para conhecer a verdadeira dança Flamenca!

Após o show, fomos jantar no famoso restaurante "BOTÍN" - o restaurante mais antigo do mundo (1725) - e não tivemos uma boa experiência. Aproveitei para provar a famosa sopa fria Gazpacho. É boa, bem temperada! O restaurante é caro e a comida não é das melhores. Não recomendo!

Fizemos algumas compras na Zara e na loja de departamentos El Corte Inglês.

Separamos um dia para visitar a cidade de Toledo. Cidade medieval deliciosa! Fomos de trem e foi bem tranquilo! Recomendo a visita!

Foram 5 dias em Madri... muito cansativo, e bastante proveitoso!
As cidades são diferentes, porém gostei mais de Madri do que Barcelona...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fernando de Noronha - PE

Ai, ai, .... finalmente chegou o dia de conhecer o paraíso!!! Férias, sua linda, seja bem vinda, trazendo no roteiro o grande paraíso...